Translate

1 de maio de 2016

♥ O mal e o bem... ♥



O mal do homem está em queixar-se demais. Claro que nem tudo no mundo são flores; mas em toda coisa ruim há, pelo menos, um lado bom; vista por esse ângulo, a coisa deixa de ser ruim.


A queixa constante revela fraqueza e debilita o organismo. O esforço, a atitude mental, durante as queixas, provocam o esgotamento nervoso e estragam a saúde.


A vida não deve ser tomada muito a sério; encarar a vida com muita gravidade é prejudicial: males sempre existiram e continuarão a existir. Por mais que as coisas melhorem, nós e os das gerações mais próximas não as veremos muito diferentes do que são agora. A seriedade, a gravidade no encará-las, de nada adianta. O povo já diz que choros não pagam dívidas.


As modificações sociais se processam como as modificações biológicas: o homem, na maior parte das vezes, quase nem se apercebe de como elas ocorreram. Não é sua vontade que muda a estrutura moral do mundo, que reorganiza desta ou daquela forma os grupos, as multidões, as massas. Tudo se passa conforme as forças que atuam na evolução do mundo, entre as quais se conta a atividade do próprio homem, mas onde existem também muitas outras que ele não conhece nem dirige.


A felicidade consiste em procurar obter o máximo de proveito das coisas que nos cercam; se essas coisas forem boas, melhor; se forem más, aproveitemo-las no que oferecem de útil.

Daqui


19 comentários:

  1. É bem verdade amiga...e refletir sobre o assunto é muito importante!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena se apegar ao bem e tirar proveito/lições do que não é experiência boa...

    Reflexão importante neste domingo, início de Maio...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Termos consciência do que vale a pena e empenharmo-nos no bem que fazemos ao outro, deve ser a nossa missão aqui na terra. Há um precioso retorno dessas nossas ações.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Chica,
    Este texto reflexivo tem verdades incontestáveis e é bom atentarmos bem nisso para nossa saúde e dos que nos rodeiam.
    Um beijinho e um óptimo domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Cara Chica .
    Ti auguro un buon prima maggio anche a te . Da me piove, spero che da te ci sia il sole . Un grande abbraccio dalla tua amica virtuale Italiana . Lina

    ResponderExcluir
  6. I hope your May is a good one, Chica, and you are spared from evil treatment!
    ~

    ResponderExcluir
  7. Chica, já pude observar que quanto mais a pessoa se queixa, mais ela quer se queixar e quanto mais ela se queixa, mas coisa ruim acontece.

    Não há nada melhor do que ser grato pelo que se teme aproveitar o melhor que se pode enquanto vivemos na terra.

    Ótima reflexão!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Chica, não há apenas bons momentos na vida. Mas até dos desagradáveis podemos pinçar algo que nos seja útil. As pessoas que se vitimizam, que passam o tempo a reclamar, perdem preciosas oportunidades de se encantarem como belo. E ainda afastam aqueles que lhes querem bem. Nunca vamos entender tudo, nem todos. Há os desígnios divinos que nem sempre compreendemos. Que saibamos filtrar o olhar. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Agora é que eu digo:que dizer? Pouco ou nada adiantará, só para chamar a atenção dos outros e incomodar com lamúrias que enquanto se dizem esvazia-se o "fardo" , mas carrega-se outro além de que e torna pouco sociável...
    E a imagem está fantástica. Há sempre um suporte para uma haste mais frágil.
    Bom resto de domingo , Chica
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  10. Agora é que eu digo:que dizer? Pouco ou nada adiantará, só para chamar a atenção dos outros e incomodar com lamúrias que enquanto se dizem esvazia-se o "fardo" , mas carrega-se outro além de que e torna pouco sociável...
    E a imagem está fantástica. Há sempre um suporte para uma haste mais frágil.
    Bom resto de domingo , Chica
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  11. Que bacana isso Chica, e bem a propósito porque vejo me desvencilhando de tantas tolices que eu julgava mais importante que tudo o mais. Que rigor mais tolo eu carregava dentro de mim! O bem maior é estarmos em sintonia com tudo e com todos. Parar de reclamar, vale o esforço do exercício brabo, que estou a praticar, mas o vício é forte ainda! Beijinhos, amadinha! Linda semana!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, querida Chica!
    Quando estou murmurando muito, vou logo fazer um Retiro pois o problema tá mais em mim do que onde eu reclamo que esteja... certamente!
    Choramingar não vale a pena e não resolve o problema...
    Vamos à luta pois o cristão não deve esmorecer!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  13. Excelente e maravilhosa postagem!!

    ResponderExcluir
  14. Decerto que simplesmente queixar-se da vida não acrescenta! E ainda retira dela o brilho da expectativa de dias melhores. Tens razão, nesse texto belíssimo: não nos apercebemos das modificações no mundo ou em nós mesmos. A História caminha e, ou caminhamos com ela, no exercício otimista de modificá-la, ou estagnamos, presos à insatisfação. Sigamos com os primeiros, porque a vida vale pelo que alcançamos, independente das condições em que isto se deu.
    Belo texto, amiga!
    Abraçossssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Eu até concordo, querida amiga, até porque me vou
    convencendo que não dirijo nada da m/vida.As coisas
    vão acontecendo e eu tenho que as aceitar.
    Desejo que a amiga e seu marido estejam bem.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  16. Bela reflexão, Chica.
    Lembrei-me da novela das seis: "Tudo que acontece de ruim vem para melhorar". Queixar-se não muda o cenário para melhor, mas apenas o agrava.
    O último parágrafo é perfeito.

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Eu era bem reclamona.
    Agora faço o contrário.
    Estou mais silenciosa, e reflito no bem
    que posso emanar.bjs

    ResponderExcluir
  18. A vida não e só coisas boas, queixar não adianta. temos que ser criativos, para superar.Até com o mal aprendemos,tudo se tira um proveito.
    Um lindo dia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Chica ;)
    Tem gente que nem percebe a felicidade pois vive só para reclamar, e o pior é que as queixas esgotam também quem está por perto
    de quem só reclama.
    Nem tudo são flores, mas tem muita coisa boa para tirar proveito!
    Bjs!

    ResponderExcluir