Translate

6 de março de 2016

♥Um texto pra ler, pensar... ♥




“As bombas se empilham nas fábricas, a polícia percorre as cidades, as mentiras fluem pelos alto-falantes, mas a terra continua girando em torno do sol, e nem os ditadores, nem os burocratas, por mais que desaprovem o processo, são capazes de evitá-lo.”

Publicadas em meados do século 20, essas palavras do escritor inglês George Orwell estão perfeitamente atuais na primeira metade do século 21.

Enquanto escrevo, a civilização atual vive uma transição dolorosa, e avança como sonâmbula na direção de um futuro que poucos conhecem. As tensões políticas, econômicas, ambientais e militares parecem fortes. Há uma ansiedade no ar. O tamanho da crise não deve ser exagerado.

Apesar do círculo fechado de conflitos humanos e das preocupações de curto prazo que se eternizam, a imensa Terra ainda gira em torno do Sol. O poder da natureza continua incomparável. A vida cósmica se desdobra graciosamente ao longo de eras incontáveis, enquanto abraça bilhões de estrelas luminosas.

Posso contemplar o infinito no céu acima de mim, assim como faziam meus avós e meus ancestrais ainda mais distantes. Nenhuma lei me proíbe fazer uma oração ou meditar, enquanto meu olhar contempla as nuvens iluminadas pelo sol vermelho que se oculta na linha do horizonte.

Não tenho forças para impor a paz neste ou naquele país. Posso aceitar minha insignificância. Está ao meu alcance ser solidário com as plantas, os animais e as pessoas a meu redor.

Os amigos da paz não conseguem impedir as guerras econômicas ou militares. Eles podem criar justiça e harmonia nas situações em que vivem diretamente, e isso talvez seja sua melhor contribuição para o futuro.

Nem todos os fatos externos dependem da minha vontade pessoal. Meu primeiro dever e minha principal oportunidade para agir como cidadão do mundo é estabelecer humildemente uma paz verdadeira em meus pensamentos e sentimentos.

Posso concentrar minha consciência no que é bom. Isso torna mais fácil agir de maneira construtiva.

Nada me impede de aceitar a vida como ela é ou de aumentar minha capacidade de amar e de ser feliz, de identificar a verdade e viver de maneira correta.

13 comentários:

  1. Melhor não poderia escolher Chica!
    Consciencializar é muito importante e este texto é um convite!
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Melhor não poderia escolher Chica!
    Consciencializar é muito importante e este texto é um convite!
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Chica, realmente a humanidade avança como sonâmbula na direção de um futuro incerto. Raïssa foi ver a exposição de Tim Burtom em São paulo e chegou em casa indignada, quando viu pessoas nuas na bicicleta fazendo passeata de protesto. Ela me dizia de pessoas com idade, com corpos já fora de forma, tirando toda a roupa, mesmo, nuas. Precisa disso? "Posso concentrar minha consciência no que é bom. Isso torna mais fácil agir de maneira construtiva." Então...! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Bonita e oportuna a sua mensagem de hoje.
    Cada um tem a sua responsabilidade e participação na construção de um mundo melhor. Começa sim, no mundo interior de cada um!
    O Amor vence as atrocidades todas!
    Abraço e abç

    ResponderExcluir
  5. Um belíssimo texto de reflexão do mundo atual e de como não se entregar, não se degradar. Há uma bomba, aliás várias e as piores estão nas cabeças das pessoas. Desarma-las é o mais importante de todo este processo. Se cada cidadão se permitir ser um elo de uma corrente, varremos do mundo os maus e construímos um mundo melhor e mais leve. Que o amor incondicional faça semente e floresça em cada canto.
    Um bom lindo domingo para voce e familia.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  6. Olá Chica,

    Uma reflexão extremamente oportuna e excelente.
    Vale frisar: "Está ao meu alcance ser solidário com as plantas, os animais e as pessoas a meu redor". Que cada um de nós faça a nossa parte, que já será de grande valia.

    Ótimo e feliz domingo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde, querida Chica!
    Nada me impede de fazer uma oração, de meditar... que lindo!
    Apesar dos pesares... podemos te fé e MUITA esperança em dias melhores! Assim procuro sentir...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  8. Um texto muito importante para refletir.
    Parece que está tudo louco.
    Que se caminha para o abismo.
    Estou mesmo muito preocupada, amiga.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  9. O que fazemos, dentro de nossas possibilidades, em pequenos círculos, tem grande valia, embora não consigamos impedir os descontroles que nos fogem das mãos. Um ótimo texto para reflexão, Chica! Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Diante da nossa impossibilidade de acabar com essa situação que todo o mundo está passando, e que muito nos aflige, harmonizar, ser solidário com tudo ao nosso redor, é nossa melhor contribuição.
    O texto disse tudo amiga!
    Uma bela reflexão... atualissima!
    bjus Chica, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Sempre há alguma coisa que podemos fazer para tornar o mundo um pouquinho melhor, mesmo que seja apenas fazer o bem a um vizinho, a um parente, a um desconhecido que precisa de ajuda, ou mesmo, quem sabe, apenas olhar a natureza e ver que a vida continua, tudo continua, independente de nós.

    Chica grande abraço!

    Um Feliz Dia das Mulheres!

    http://pontosdefe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Chica que maravilha de reflexão para este momento em especial , aqui do Brasil.Tudo continua no mundo, mas bem que podia ser em clima de Paz ,serenidade de espírito,e alegria geral.
    Foi um bom domingo , apesar de tudo deruim que se passou.
    Carinhoso abraço.
    E vamos àla playa o o o o!

    ResponderExcluir
  13. The best lack all conviction, while the worst Are full of passionate intensity.
    ----------

    From the Second Coming by Yeats.

    It feels that way, with the likes of Trump close to a nomination from a major party for President..
    ~

    ResponderExcluir