Translate

27 de março de 2016

♥ Páscoa e renascimento... ♥


A celebração da Páscoa – um costume seguramente pré-judaico e inter-religioso - constitui uma prova viva de que a evolução da alma se dá em comunhão com o ciclo anual do Sol, e de que coincide com o ciclo das grandes iniciações da filosofia oriental.

Os ovos de Páscoa são herança dos festivais pagãos da primavera do hemisfério norte. Eles simbolizam o renascimento da vida em toda sua variedade. Já a presença do coelho nesse “festival de renascimento” pertence à cultura egípcia. A lebre era símbolo da fertilidade e representava a periodicidade dos ciclos naturais da vida. A tradição afirmava que o coelho costuma esconder ovos de Páscoa para as crianças procurarem.

As crianças estão ligadas à Páscoa e, de fato, elas são símbolos indiscutíveis do recomeço da vida. Internamente todo ser humano é como uma criança até o final da sua existência, porque há nele algo que está sempre renascendo.

Quando o indivíduo passa a ser consciente disso, ele vive mais diretamente a primavera permanente que se oculta em cada uma das quatro estações do ano. E isso não é tudo. Ele também vive com mais eficiência o ciclo maior das quatro idades de uma vida completa.

O outono simboliza a maturidade. O inverno é a velhice. A primavera é a infância, e o verão, a juventude. As quatro idades são igualmente importantes. Não basta ser como crianças para ter acesso ao reino dos céus, isto é, à consciência nirvânica. Para alcançar a iluminação e receber a bênção eterna, é preciso viver simultaneamente as quatro estações do ano a cada dia.

Deve-se combinar a generosidade e a capacidade de aprender, que caracterizam a primavera, com a força e a coragem do verão, que simboliza a juventude.

A maturidade do outono, assim como a sabedoria e a humilde renúncia que são típicas do inverno, constituem características igualmente importantes para quem quer viver a Páscoa de modo completo.

* Desejo a todos que aqui passarem, uma Páscoa alegre, abençoada e muiiiiito feliz!  bjs, chica 

18 comentários:

  1. Bom Domingo de Páscoa, Chica!
    Que o nosso dia seja cheio de renascimento e celebração!
    Deus é Fiel e nos deu a Sua graça redentora... Aleluia...
    Texto para uma boa reflexão...
    Vamos Adiante, Cristo reina... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Chica!
    Desejo a você e família uma Santa e Abençoada Páscoa!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vim lhe desejar uma FELIZ PÁSCOA!
    Que todos possamos RENASCER em CRISTO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Chica :)
    Uma Páscoa abençoada e feliz
    a vc também ;)
    Que a ressurreição seja plena em
    nosso coração...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. "Feliz Nascer de Novo" para você Chica e seus leitores...Minha querida Chica adoro ler o que comentas... e gosto muito de apreciar seu trabalho nos seus blogs. Parabéns Caríssima Amiga Chica blogueira das minhas andanças pela Web...

    ResponderExcluir
  6. "Feliz Nascer de Novo" para você Chica e seus leitores...Minha querida Chica adoro ler o que comentas... e gosto muito de apreciar seu trabalho nos seus blogs. Parabéns Caríssima Amiga Chica blogueira das minhas andanças pela Web...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Chica.
    Um feliz noite de Páscoa, que seja de renascimento para todos vocês. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Chica,que Jesus renasça a cada dia nos corações de todos nós!Feliz semana!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  9. Linda e curiosa a historia da Pascoa.
    A luz da renovação, o acreditar no que virá, assim como as crianças acendem a esperança de novos rumos em nossas vidas e para o mundo.
    Um belo texto na perfeita reflexão.
    Feliz Páscoa todo dia.
    Meu abraço e uma boa nova semana.

    ResponderExcluir
  10. Que texto delicioso e repleto de sabedoria.
    Que tudo se renove, inclusive o amor e a fé entre nós.
    bjs
    (eu não sabia da lebre na cultura egípcia)

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante o texto que escolheu, Chica. Em cada estação um sentir, uma época da vida... mas tudo em comunhão. A renovação do ser se dá a cada novo dia. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Lindo o texto, Chica.
    Espero que o domingo de Páscoa tenha sido muito saboroso e alegre por aí. Que renovemos nossas alegrias, esperanças e espírito de fraternidade!

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Chica,
    Desejo que tenham tido um dia de Páscoa muito feliz!
    O texto é lindo e nos dá boas dicas de como viver a Pascoa em cada dia.
    Um beijinho e óptima semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Pessach, passagem, é uma palavra que não ocorre em nenhum idioma antes de 1500 a.C. A festa, também não. A História não o registra. Nem a Filologia. O termo é de origem do idioma hebreu, para um evento histórico hebreu. Para os hebreus, o coelho é um animal impuro. O cordeiro é um animal puro. A pessach fala de um Cordeiro. Há três passagens na pessach: a da prontidão, a do juízo, e a da libertação. Nesta ordem. A pessach fala de estar pronto para escapar do juízo e ser liberto. O ponto central recai sobre o Cordeiro. na pessach não há ressurgimento da vida, nem renovação da vida. Há vida. Feliz Pessach a ti!!!
    Abraçossssssssssss

    ResponderExcluir
  15. É bonito saber que tudo anda sempre interligado e que os povos antigos não tinham grandes estudos mas tudo vinha da observância e seguia vida afora através da oralidade! Com meus alunos levava-os a sentirem isso e amava falar das origens! Bem, já passou! Beijos! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  16. Um bonito texto, explicativo sobre as 4 estações
    e a Páscoa. Gostei de o ler amiga.
    Desejando que se encontre bem e seu marido.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto Chica,
    cheguei tarde, mas valeu a leitura ;)

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Chica!
    Que interessante! Eu sabia de algumas coisas e outras não. Gostei demais do texto.
    Obrigada pelo carinho que sempre deixa lá na caverna.
    Abração esmagador e feliz dia.

    ResponderExcluir