Translate

2 de novembro de 2014

♥ Mente ... ♥





"Quando aquietamos nossa mente, percebemos o movimento natural da vida, e passamos a necessitar de um maior contato pessoal com a natureza em sua diversidade. Deixamos de lado, então, nossas ambições. Elas parecem um casaco velho que já não é possível remendar, porque o próprio tecido – feito de vaidade – apodreceu irremediavelmente devido ao contato com a nossa consciência superior e interna.


A nuvem, o pássaro, o vento, a formiga e o nascer do sol não conhecem o egoísmo, mas vivem no território da harmonia universal. Quando alguém vai para o campo e não consegue relaxar, é porque tem dificuldade de interromper o filme repetitivo da preocupação consigo mesmo, que o ritmo acelerado das grandes cidades cria em cada um. Mas quando temos uma necessidade interior de parar, uma ou mais vezes por dia, para ampliar o contato com a vida universal e com o nosso eu superior, então podemos dizer que estamos colaborando conscientemente com o planeta e com o nosso próprio progresso espiritual.


À medida que ampliamos nossa capacidade de beber na fonte de águas puras que há no nosso interior, começamos a ver o mundo externo de forma diferente. Nossos pensamentos passam a ser naturalmente positivos, embora tenhamos um forte sentido crítico, sem o qual não poderia haver o indispensável discernimento.


Já não necessitamos de estímulos externos para manter o ânimo elevado que brota de dentro de nós. Podemos passar a ser uma fonte de otimismo realista e de vida espiritual autêntica, mas também de testes, para as pessoas com quem convivemos, sem necessidade de fazer propaganda ou proselitismo."


*Trecho do livro "A Vida Secreta da Natureza", de Carlos C. Aveline- Ed. Bodigaya

23 comentários:

  1. Lindo e profundo texto sobre a mente, Chica! Ela é tão complexa... Busco sempre a de Cristo, Romanos 12.2! Renová-la com a verdade a respeito do mundo e de nós mesmos é essencial!...
    Viver é muito bom quando sabemos o propósito da nossa caminhada... Faz sentido e vemos a beleza da existência...

    Bom domingo... Beijão

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Querida amiga Chica
    Por mais simples que possa parecer, nada acontece por acaso. Seja uma folha que cai, ou um simples pássaro que voa... Tudo tem uma razão, um motivo, um propósito... Deus nos permite estar aqui para uma missão e nos oferece uma oportunidade a cada amanhecer para tirarmos lições dos fatos cotidianos. E depois de muito refletir descobri qual é o meu propósito neste momento. Tentar lhe agradecer em poucas palavras o seu apoio e a linda mensagem de conforto que tanto bem fez ao meu coração. Por isso te digo obrigada! É muito gratificante poder contar com os amigos num momento em que estamos tão fragilizados. A minha gratidão e o meu carinho.
    Um abraço e beijos no coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Chica,
    Este texto me fez um bem enorme. Ando precisando muito refletir e a profundidade desta mensagem tocou fundo meu coração
    Beijos e um ótimo domingo

    ResponderExcluir
  4. Olá Chica,
    Todos nós precisamos parar um pouco...
    aquietar mente e coração faz um bem enorme e
    nos da ânimo para prosseguir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Chica,

    Excelente reflexão!
    Descansar a mente é preciso e isso somente é possível quando nos deligamos dos barulhos do mundo. É da natureza que brota a energia e paz que tanto precisamos e interagir com ela é manter uma mente com mais equilíbrio e capaz de se elevar. A natureza sempre me acalma e relaxa, além de me permitir esse desligamento do mundo exterior, tanta vezes perturbador e inquietante. E quando mergulharmos no mundo interior voltamos sempre renovados, fortes e mais inspirados.
    Linda e repousante imagem.

    Ótimo domingo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Querida Chica.
    Aquietar a mente é um primeiro caminho, para com ajuda de Deus buscarmos uma direção, todos necessitamos ouvir a voz da nossa consciência. Um lindo texto. Falei que não iria comentar nos blog , pois isso gera tempo, nesses dias o meu tempo e algo que preciso controlar , pois estou mudando tudo na minha vida. Mas não resistir e deixo aqui o meu carinho, o meu obrigado pelo sua amizade, um lindo mês de novembro. Ate o próximo domingo, aqui estarei de for desejo de Deus.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. É nas simples coisas da natureza que tenho ânimo e força para aquietar a minha mente, viver e prosseguir. Lindo e profundo texto!bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Perceber a natureza ao nosso redor, relaxar nossa mente, aquietar nossa alma e nos despir de sentimentos "pequenos"...esse é o caminho para que nosso espírito alcance a paz.
    Instante precioso amiga, o texto é lindo!
    bjus!

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto para reflectir!

    Devemos fazer um "exame de consciência"...para aquietarmos a nossa mente.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Chica, você nos trouxe um texto maravilhoso... o que o autor chama de mente eu vejo como a alma (nosso ser espiritual) que vai evoluindo e se despojando da matéria! BJks Tetê

    ResponderExcluir
  11. Linda mensagem Chica!
    Uma excelente semana para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  12. Chica,
    Vivo em pleno campo, o contacto com a bicharada faz parte do meu dia a dia. E se os pássaros cantam bem, logo pela manhã!
    Boa postagem, amiga.

    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  13. A natureza tem o poder de acalmar minha alma, me conectar mais profundamente com o "divino".
    A Natureza, o mar....Me mostra que não estamos sozinhos e que temos que fazer nossa parte para que "eles" continuem vibrante no nosso planeta.
    Lindo texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Mensagem profunda e verdadeira e que adorei ler, Chica.
    Tenha uma semana feliz
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  15. Bela reflexão Chica , onde o autor nos faz ver a força que a natureza pode exercer em cada um de nós , a partir do momento que interagimos com ela. É preciso parar, observar, contemplar e usufruir dessa força universal e magnética. Abcs.

    ResponderExcluir
  16. Que msg bonita,Chica! Tocou fundo e adorei a anologia do casaco velho:perfeita! bjs e boa semana pra vc e todos aí!

    ResponderExcluir
  17. Linda mensagem Chica.
    Ninguem pode ir a lugar algum sem mergulhar na sua essência e emergir iluminado e desprovido das coisas findas e não lindas.
    Meu abraço para uma bela semana de paz e luz.

    ResponderExcluir
  18. Chica, aquietar a mente exige constante exercício. A natureza nos relaxa porque ali tudo é natural e autêntico, diferindo das relações humanas. Nosso interior também precisa ser renovado e equilibrado, para que nos sintamos em paz. Tenha uma linda semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Olá, querida Chica
    Graças a Deus consigo relaxar bastante e me acondicionar a locais diversos com grande facilidade...
    Interrompo a rotina toda vez que me sinto ansiosa... de muitas maneiras...
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  20. Olá Chica,
    Estava conversando com o marido fofo hoje, sobre a paz que sinto em contato com a natureza, e agora leio o seu texto veio a calhar.
    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá Chica, excelente este texto que nos confronta com realidades da nossa vida!
    Necessito muito do contacto com a natureza para me reencontrar, despoluir a minha mente e encontrar a tão desejada paz!
    Nesses momentos fico mais leve e tudo parece mais fácil!
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  22. Tem dias que é muito difícil despir esse casaco velho, e o arrastamos por demasiado tempo como segunda pele.
    Excelente texto, obrigada Chica pela partilha.
    Beijinho :)

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Chica. A natureza é magnífica, adoro o verde do campo, interagir com ela, sinto uma tremenda paz e me proponho a esquecer de todos os problemas, afinal, ela não merece isso e eu também.
    Quando recarregamos as nossas energias em lugar assim, apenas temos a ganhar espiritualmente, sei disso, tive alma nova quando o pude fazer.
    Lindo dia, amiga.
    Beijos na alma e paz.

    ResponderExcluir